sábado, 30 de outubro de 2010

União dos Centros Espíritas

Somos filiados a U.S.E. saiba mais sobre:

ORIGEM

A USE foi fundada em 5 de junho de 1947, no 1º Congresso Espírita Estadual. Nessa época, quatro instituições espíritas se destacavam na Capital: Sinagoga Espírita Nova Jerusalém, União Federativa Espírita Paulista, Federação Espírita do Estado de São Paulo e Liga Espírita do Estado de São Paulo. Essas quatro instituições lançaram o manifesto "PROCLAMAÇÃO AOS ESPÍRITAS", conclamando à união. Num exemplo de renúncia, essas quatro entidades patrocinadoras, com o apoio de associações do interior, trabalharam pela criação de um único órgão de unificação oficial e permanente, surgindo a União Social Espírita, que, depois, passou a se denominar União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo.

A USE é o resultado da união dos centros espíritas. A instituição espírita é a base da USE e, por isso, é ela que delibera sobre o que é melhor e mais conveniente para o movimento espírita estadual.

FINALIDADE

A USE tem por finalidade:
unir as instituições espíritas;
difundir o Espiritismo nos seus aspectos filosófico, cientifico e religioso; e
realizar trabalhos, que, por sua natureza, não possam ser realizados, individualmente pelas instituições espíritas.

Para atender às finalidades para as quais foi criada, a USE facilita a troca de informações sobre experiências realizadas pelas casas espíritas, incentiva, orienta e organiza eventos para o ensino metódico da Doutrina Espírita, bem como estimula a realização de obras e serviçoes assistenciais.

Tendo por finalidade dinamizar as ações em todo o estado, a Diretoria Executiva da USE mantém vários departamentos especializados que planejam, executam e coordenam as atividades nas áreas de artes, comunicação social, educação, infância, finanças e contábil, livro, mocidade, orientação administrativa e jurídica, orientação doutrinária, relações públicas e serviço assistencial, podendo criar outras áreas, de acordo com a necessidade do momento.

São instituições que se dão as mãos para a manutenção, expansão e o fortalecimento do movimento espírita. Debatem sobre a preservação dos princípios doutrinários e promovem a confraternização da família espírita. Realizam encontros, seminários e congressos, cujos resultados se refletem na própria casa espírita, que amplia seus horizontes de informações e melhora sua capacidade de atendimento ao público. Esta é a grande vantagem proporcionada pela participação compartilhada.


***Texto retirado de : http://www.usesp.org.br/